- Área: 3679 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joachim Bakary, Jean-Marc Bichat
-
Fabricantes: ARBOR FRANCE, Forbo Flooring Systems, Jansen, Otis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos Stéphane Bigoni e Antoine Mortemard recentemente completaram um projeto de Habitação de Interesse Social na Avenida Clichy, esquina com a Rua Bernard Buffet, de frente para a entrada do Parque Martin Luther King. Um delicado manto de alumínio branco envernizado, feito de cortinas deslizantes perfuradas, anima a fachada sudeste e a parte voltada para o parque. Sua geometria cheia de dobras neutraliza o aspecto linear do volume em seu lado mais longo, percebido como uma geometria desconfortável para a escala do pedestre, além disso, as dobras também acomodam galerias.
A privacidade pode ser ajustada pelos residentes, ao depender das proporções da cortina de alumínio. As dobras da fachada também melhoram as vistas laterais. A sala de estar de cada unidade desfruta de vistas distantes, orientadas para o sul, sobre o parque e em direção à Torre Eiffel. O acesso aos apartamentos é feito através de alguns corredores com vista para um quintal verde instalado acima do primeiro andar e seu layout permite a transição entre os apartamentos. Entre as unidades, 46 delas desfrutam de uma orientação dupla ou tripla.
As unidades variam de estúdio para apartamento de três dormitórios. As cozinhas são abertas e integradas, porém,a localização e planta de cada apartamento permite que os moradores isolem este cômodo, a depender de seu interesse. As salas de estar servem como "centros" para os apartamentos e enfrentam as fachadas sul e oeste além de serem ampliadas por espaços externos. Implantado entre os dois espaços de comércio nos cantos, o lobby possui uma instalação de arte cinética comissionada à Nonotak Studio.